Computação em Nuvem: o que é e a importância para sua organização

Imagem do Autor

Para quem não é da área de TI (Tecnologia da Informação) ou não é tão familiarizado com os diversos recursos do recente avanço tecnológico, o conceito de computação em nuvem às vezes pode parecer um pouco confuso. É comum, inclusive, as pessoas perguntarem como funciona, afinal, essa “nuvem”.

Por isso, se você quer saber o que é a computação em nuvem e a importância dela para a sua organização, acompanhe este conteúdo na íntegra. Vamos lá?

O que é Computação em Nuvem

Uma das tecnologias nas quais se apoia a chamada Indústria 4.0, a Computação em Nuvem (do inglês Cloud Computing) nada mais é do que a oferta de serviços de computação, sob demanda, via internet. Obviamente, a “nuvem” da expressão tem um sentido figurado, representando a internet.

Na verdade, todos os dados utilizados ficam armazenados em outros computadores, espalhados pelo mundo, denominados data centers. Assim, em vez de os dados ficarem armazenados no disco rígido do computador do usuário, ficam nessas grandes centrais de dados, podendo ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet, como se estivessem “nas nuvens”, já que não ocupam espaço na máquina do usuário. Daí a expressão “computação em nuvem”.

Vários serviços e programas que usamos hoje em dia só funcionam devido à computação em nuvem. São exemplos disso os serviços de e-mail gratuitos, que oferecem armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, como é o caso, por exemplo, do OneDrive, da Microsoft, e do Google Docs, do Google.

Também os serviços de streaming, como Netflix e Spotify, em que os arquivos de vídeo e áudio estão em nuvem, já que o usuário pode assistir a filmes e ouvir músicas sem precisar baixar arquivos pesados para isso. Ainda antes, o YouTube havia usado a computação em nuvem para revolucionar a forma de ver e compartilhar vídeos na internet, utilizando a mesma ideia, pois os usuários não precisam baixar nada, apenas acessar conteúdos via site ou aplicativo.

Esses são apenas alguns exemplos de serviços baseados na cloud computing, que trouxeram consigo vantagens tanto a usuários individuais quanto a empresas, como veremos mais adiante.

E agora que você já sabe do que se trata, que tal conhecer os tipos de computação em nuvem que existem?

Principais tipos de computação em nuvem

Os serviços de computação em nuvem não são todos iguais. Há diversos modelos a fim de oferecer a solução mais adequada a depender de cada caso. Conheça os principais tipos na sequência.

Nuvem Pública

Nesse caso, a nuvem pertence a um provedor de serviço terceirizado, que oferece recursos de computação via internet, como servidores e armazenamento, por exemplo. O usuário acessa esses serviços e gerencia sua conta usando um navegador da web. Na nuvem pública, tudo está disponível na web e compartilhado entre diversos usuários.

Nuvem Privada

Já a nuvem privada diz respeito a recursos de computação em nuvem utilizados com exclusividade por uma única empresa ou organização, oferecendo a possibilidade de personalizar as funções e o suporte às necessidades. Nesse caso, a nuvem pode estar fisicamente no data center da própria organização, mas também há empresas que pagam provedores de serviços terceirizados para hospedagem.

Nuvem Híbrida

Nesse terceiro caso, trata-se da combinação de nuvens públicas e privadas, interligadas por uma tecnologia que possibilita o compartilhamento de dados e aplicativos entre elas. Na nuvem híbrida, certos recursos são utilizados de forma privada, outros são utilizados publicamente. Pode oferecer às organizações mais flexibilidade, mais opções de implantação e otimização de infraestrutura e segurança.

Os diferentes tipos de nuvem que acabamos de conhecer geraram três principais tipos de serviços em nuvem, como veremos a seguir.

IaaS

A IaaS (do inglês Infrastructure as a Service, significando Infraestrutura como Serviço) seria o modo mais básico de computação em nuvem, no qual o usuário aluga a infraestrutura de TI (servidores, armazenamento, redes e sistemas operacionais) de um provedor de nuvem, pagando por tal serviço de acordo com a demanda.

PaaS

A PaaS (do inglês Platform as a Service, ou seja, Plataforma como Serviço), por sua vez, representa serviços de computação em nuvem que oferecem um ambiente sob demanda para desenvolvimento, teste, fornecimento e gerenciamento de aplicativos de software. A ideia é facilitar aos desenvolvedores a criação de aplicativos móveis ou web, de modo que não se preocupem com a configuração ou o gerenciamento de infraestrutura de servidores, armazenamento, rede e bancos de dados essenciais para desenvolvimento.

SaaS

Por fim, o SaaS (do inglês Software as a Service, isto é, Software como Serviço) constitui-se em um método para distribuição de aplicativos de software pela internet sob demanda e baseado, comumente, em assinaturas. Os provedores de nuvem hospedam e gerenciam o aplicativo e a infraestrutura relacionada e fazem manutenções; já os usuários conectam o aplicativo via internet, com um navegador da web em seu celular, tablet ou computador.

Tudo isso entendido, você talvez esteja se perguntando sobre os benefícios da computação em nuvem. É isso que abordaremos em seguida.

Principais benefícios da computação em nuvem

Dentre os benefícios proporcionados pela cloud computing, podemos citar os seguintes:

Redução de custos

A computação em nuvem permite eliminar gastos relativos à aquisição de hardware e software, bem como configuração e execução de data centers locais, ou mesmo com especialistas de TI para gerenciar toda a infraestrutura.

Melhor desempenho

Os melhores serviços de cloud computing são executados em uma rede mundial de data centers seguros, atualizados regularmente com a mais recente geração de hardware de computação, proporcionando mais rapidez e eficiência às organizações.

Mais segurança

Provedores em nuvem podem oferecer um amplo leque de políticas, tecnologias e controles que fortalecem uma configuração geral de segurança, de maneira a proteger os dados, os aplicativos e a infraestrutura contra ameaças externas.

Mais produtividade

A computação em nuvem torna desnecessários os data centers locais em uma organização, que necessitariam de diversos equipamentos e implantações, bem como tarefas demoradas. Assim, as equipes de TI podem se focar em tarefas mais estratégicas e em bater metas comerciais mais relevantes.

Importância da computação em nuvem para organizações

Já ficou para trás o tempo em que as empresas tinham que investir pesadamente em máquinas potentes e grandes equipes de TI para monitorar e resolver eventuais problemas de infraestrutura envolvendo tanto hardware quanto software.

Atualmente, as organizações podem ter computadores mais simples, criando, para os colaboradores, usuários de acesso aos serviços em nuvem. Além disso, os bons provedores oferecem suporte ágil e qualificado.

Por isso, a importância da computação em nuvem encontra-se exatamente na agilidade e praticidade conferidas às empresas e organizações, reunindo uma série de benefícios, alguns dos quais listamos anteriormente. E, como já mencionado, a cloud computing faz parte de um grupo de tecnologias voltadas para a Indústria 4.0.

Portanto, para sobreviver e se desenvolver em um mundo cada vez mais pautado pelas tecnologias, as organizações precisam estar de acordo com as mais modernas práticas de gestão, o que, certamente, incluirá recursos oferecidos pela computação em nuvem, como é o caso, por exemplo, de um bom Serviço de Cloud Backup e Monitoramento.

Compartilhe este post

Posts relacionados

Benefícios do WhatsApp Corporativo: Potencialize sua Empresa com a System
Adotar o WhatsApp Corporativo pode revolucionar a comunicação e o atendimento da sua empresa. Com a solução da System, você terá acesso a uma ferramenta ...
Ver mais →
Desvendando Mitos: A IA vai roubar meu emprego?
Se você já se pegou pensando se a inteligência artificial (IA) vai tomar o seu emprego, saiba que não está sozinho. O medo de ser ...
Ver mais →
Resolvendo Conflitos Internos no Trabalho: Um Guia Prático para o Sucesso Coletivo
Conflitos internos são inevitáveis em qualquer ambiente de trabalho, até mesmo nas empresas com ótima cultura. Uma pesquisa recente da plataforma de software de gestão ...
Ver mais →
Tecnologia Impulsionando Vendas de Fim de Ano
À medida que nos aproximamos do fim do ano, a temporada de vendas ganha destaque, impulsionada pela tecnologia. Neste artigo, exploraremos como as inovações tecnológicas ...
Ver mais →
Rolar para cima